Anna Christina Ribeiro Neto

Tabeliã

Sobre nós

Prestar serviços notariais que garantam segurança e eficácia jurídica, praticados por uma gestão voltada à excelência inspirada na inovação e na busca de soluções eficazes, visando a satisfação dos clientes.

Segurança nos atos praticados, acolhimento, agilidade, credibilidade, inovação e comprometimento.

Todos os serviços notariais, comumente chamados de serviços de cartório, têm como objetivo final garantir a segurança jurídica dos atos praticados. Isso porque, ao dirigirem-se ao tabelionato, os usuários buscam uma solução eficiente para concretizar seus atos e negócios.

O tabelião deve ser, acima de tudo, um profissional que respeite a ética, a moral e, sobretudo, a legislação. Em outras palavras, ao tratar dos diversos assuntos apresentados diariamente por seus usuários, o tabelião — ou notário, como é denominado pela legislação atual — deve agir de forma ética, pautado na moral e sempre em conformidade com as normas vigentes.

O artigo 1º da Lei Federal nº 8.935/94, conhecida como Lei dos Notários e Registradores, estabelece que os serviços notariais destinam-se a garantir publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos. Considerando esses pressupostos, fica claro que os atos jurídicos praticados nos tabelionatos devem se revestir dessas características.

A mesma lei determina ainda que os serviços notariais devem ser prestados com eficiência, urbanidade e presteza. Esse aspecto é de extrema importância, pois a eficiência se traduz na rapidez e perfeição dos atos jurídicos praticados de forma geral nos cartórios.

Por fim, o tabelião ou notário deve exercer sua função com dignidade e responsabilidade, uma vez que as autoridades competentes podem, conforme prevê a lei, fiscalizar suas atividades, assegurando que os serviços sejam prestados com rapidez, qualidade e eficiência.

PREMIAÇÕES

Lapidando serviços notariais e conquistando a excelência no atendimento

A Anoreg BR – Associação dos Notários e Registradores do Brasil, com o apoio do Ministério da Justiça, sediou em Gramado (RS) o XVI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. Na ocasião, 18 cartórios extrajudiciais catarinenses foram agraciados com o Prêmio de Qualidade Total – PQTA 2014.

Mais de 80 cartórios foram auditados em todo o Brasil pela empresa de auditoria independente APCER (Portugal). Entre os cartórios catarinenses premiados, destaca-se o 2º Tabelionato de Itajaí, que recebeu a premiação máxima do PQTA 2014, na categoria Diamante.

Cartório de Itajaí recebe Certificação ISO 9001 NBR 15.906 em 2016

A busca pela excelência no atendimento, a adoção de boas práticas e o aprimoramento constante dos processos internos levaram o 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Itajaí a conquistar, em junho de 2016, a manutenção das Certificações ISO 9001 e NBR 15.906, obtidas pela primeira vez em 2015.

O 2º Tabelionato de Itajaí mantém-se em posição de destaque entre os cartórios mais conceituados de Santa Catarina, sendo agraciado com a Premiação Diamante e consolidando-se como pioneiro na cidade de Itajaí/SC.

A tabeliã Anna Christina iniciou essa trajetória rumo à excelência por meio da implantação de programas de qualidade, campanhas de conscientização e boas práticas desenvolvidas com o apoio de empresas especializadas em consultoria, o que proporcionou o devido reconhecimento de seu trabalho.

A dedicação da titular e de sua equipe é incansável. A certificação dos serviços notariais pela ISO 9001, alcançada pelo segundo ano consecutivo, reforça o compromisso do 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Itajaí com a qualidade e a eficiência.

A ISO 9001 tem como objetivo aprimorar a gestão das organizações, devendo ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento e desenvolvimento, como as de saúde ocupacional, meio ambiente e segurança. Por meio dela, a instituição adota padrões de eficácia e qualidade em todos os seus processos, garantindo uma abordagem integrada e consistente da gestão organizacional.

A Tabeliã

  • Foi aprovada por concurso público para tabeliã do Terceiro Tabelionato de Notas e Protestos de Lages/SC, lá exerceu suas atividades entre 1987 e 2012.
  • Pós graduada em Direito pela UFSC em 1987 e 1998 e Direito Notarial em 2012 (Ibest).
  • Exerceu o magistério superior no curso de Direito da UNIPLAC de 1986 a 1993, nas disciplinas de Instituições de Direito Público, Direito Constitucional, Introdução ao Estudo do Direito e Direito Administrativo.
  • 2008 publicou o livro “O Alcance Social da Função Notarial no Brasil” pela Ed. Conceito.
  • 2010 publicou o livro “Direito Notarial para Concursos” pela Ed.Evangraf.
  • 2012/2014 Diretora para Assuntos Notariais da Anoreg/SC.
  • Em 20 de junho de 2012 tomou posse como tabeliã do Segundo Tabelionato de Notas e Protestos de Itajaí/SC, onde permanece até a presente data.
  • Em Novembro 2013 recebeu o Prêmio Ouro PQTA AnoregBR.
  • Em Novembro 2014 recebeu o Prêmio Diamante PQTA em Gramado/RS.
  • 2014/2015 Professora convidada do Curso de Introdução ao Direito Notarial e Registral da Univali/BC
  • 2015 Atualmente é Vice-Presidente para assuntos Notariais da AnoregSC.